Curso de Especialização Educação na
Cultura Digital
Professora: Patrícia Barbosa Pereira
Polo Grande Florianópolis
Escola de Educação Básica Marilda Lênia
Araújo
Cursistas Proponente: Karina Eger
Nienkötter Chagas
Atividade 03 – PLAC 03
Plano de Ação Coletivo – Uso das
Tecnologias na Escola.
Justificativa
Vivemos hoje um momento de grandes
transformações, onde tudo muda rapidamente. As informações batem a nossa porta
num piscar de olhos. A internet vem mudando o dia a dia das pessoas, fazendo
parte de uma revolução da comunicação e com isso também há mudanças nos
costumes, nas rotinas e atitudes das pessoas.
E como fica a escola frente a todas estas mudanças?
A escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as
informações presentes nas tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas,
articulando-as com os conhecimentos escolares e propiciando a interlocução
entre os indivíduos. Como consequência, disponibiliza aos sujeitos escolares um
amplo leque de saberes que, se trabalhados em perspectiva comunicacional,
garantem transformações nas relações vivenciadas no cotidiano escolar (Porto,
2006).
É fundamental
garantir uma base igualitária para todos. Uma formação em que os aspectos
científicos, tecnológicos, humanitários e culturais estejam incorporados e integrados,
formando cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade em
que estão inseridos, visando o bem estar do homem no plano pessoal e coletivo.
Temos que somar esforços em busca de um
tipo de aprendizado cada vez mais inventivo, tornando o espaço escolar um lugar
mais interessante. É preciso lutar por uma educação humana integral, na
tentativa também de diminuir os altos índices de repetência e abandono escolar.
Neste sentido, o Plano de Ação coletivo deve ser visto como estratégia para que
a escola planeje, execute, monitore e avalie os desafios levantados a partir da
sua realidade, sendo um momento de planejar e rever sua prática educativa por
todo o coletivo escolar.
A elaboração deste
plano tem como objetivo a continuidade do trabalho de integração
das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) com o currículo para além do término do curso de Pós Graduação Educação na Cultura Digital, visando um trabalho contínuo na Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo buscando caminhos para a inclusão das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem.
das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) com o currículo para além do término do curso de Pós Graduação Educação na Cultura Digital, visando um trabalho contínuo na Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo buscando caminhos para a inclusão das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem.
Objetivos
Desenvolver e implementar propostas
pedagógicas voltadas para a educação na cultura digital.
Objetivos Específicos
_ Auxiliar na capacitação e formação dos
professores;
_
Proporcionar espaços de reflexão e integração sobre as inovações nas práticas
pedagógicas e no uso das TDIC (tecnologias da informação e comunicação);
_
Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem na cultura digital e sobre o
papel da docência neste processo.
Propostas
- Atualizar
no PPP Escolar (Projeto Político Pedagógico) o uso das TDIC na construção do
saber.
-
Oportunizar aos professores cursos e palestras para a formação na área tecnológica.
- Buscar
recursos para a melhoria, manutenção e ampliação de equipamentos e
infraestrutura relacionados com as tecnologias.
- Buscar recursos para a melhoria do acesso e da
qualidade do uso da internet na escola.
-
Permitir o uso de ferramentas tecnológicas (tablets, celular android, notbook,
etc.) quando solicitado pelo professor como metodologia educacional e dentro do
seu planejamento.
-
Oferecer aos alunos, pais e comunidade escolar palestras que os orientem para o
uso das TDIC (benefícios, malefícios, mudança de comportamento, uso consciente
etc.).
- Potencializar
a divulgação no Facebook e no blog escolar das atividades desenvolvidas em sala
de aula e na escola.
-
Fomentar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e o uso das TDIC
nas diversas disciplinas do currículo.
-
Oportunizar o desenvolvimento de uma Rádio Escolar, através do Grêmio
Estudantil.
- Oportunizar
capacitação para os alunos no Laboratório de Informática em projeto
estabelecido com o Orientador do Laboratório, trabalhando temas de informática
básica como Word, Excel, Regras da ABNT, entre outros.
Responsáveis pela Execução do Plano
O Plano de Ação Coletivo será
desenvolvido pela Direção da escola juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica,
em parceria com os professores e demais profissionais da escola.
Cronograma
As ações serão desenvolvidas ao longo do
ano letivo escolar de 2016.
Avaliação
A avaliação será contínua e realizada ao
longo do ano letivo, junto com professores, Equipe Técnico-Pedagógica e
Direção, podendo ser utilizado espaços nos Conselhos de Classe Participativos e
Paradas Pedagógicas.
Bibliografia
PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf. Acesso em 21/01/2016.
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