Pular para o conteúdo principal
Curso de Especialização Educação na Cultura Digital
Professora: Patrícia Barbosa Pereira
Polo Grande Florianópolis
Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo
Cursistas Proponente: Karina Eger Nienkötter Chagas
Atividade 03 – PLAC 03


Plano de Ação Coletivo – Uso das Tecnologias na Escola.

Justificativa
Vivemos hoje um momento de grandes transformações, onde tudo muda rapidamente. As informações batem a nossa porta num piscar de olhos. A internet vem mudando o dia a dia das pessoas, fazendo parte de uma revolução da comunicação e com isso também há mudanças nos costumes, nas rotinas e atitudes das pessoas.  E como fica a escola frente a todas estas mudanças?
A escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as informações presentes nas tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas, articulando-as com os conhecimentos escolares e propiciando a interlocução entre os indivíduos. Como consequência, disponibiliza aos sujeitos escolares um amplo leque de saberes que, se trabalhados em perspectiva comunicacional, garantem transformações nas relações vivenciadas no cotidiano escolar (Porto, 2006).

É fundamental garantir uma base igualitária para todos. Uma formação em que os aspectos científicos, tecnológicos, humanitários e culturais estejam incorporados e integrados, formando cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade em que estão inseridos, visando o bem estar do homem no plano pessoal e coletivo.
Temos que somar esforços em busca de um tipo de aprendizado cada vez mais inventivo, tornando o espaço escolar um lugar mais interessante. É preciso lutar por uma educação humana integral, na tentativa também de diminuir os altos índices de repetência e abandono escolar. Neste sentido, o Plano de Ação coletivo deve ser visto como estratégia para que a escola planeje, execute, monitore e avalie os desafios levantados a partir da sua realidade, sendo um momento de planejar e rever sua prática educativa por todo o coletivo escolar.
A elaboração deste plano tem como objetivo a continuidade do trabalho de integração
das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) com o currículo para além do término do curso de Pós Graduação Educação na Cultura Digital, visando um trabalho contínuo na Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo buscando caminhos para a inclusão das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem.

Objetivos
Desenvolver e implementar propostas pedagógicas voltadas para a educação na cultura digital.

Objetivos Específicos
 _ Auxiliar na capacitação e formação dos professores;
 _ Proporcionar espaços de reflexão e integração sobre as inovações nas práticas pedagógicas e no uso das TDIC (tecnologias da informação e comunicação);
 _ Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem na cultura digital e sobre o papel da docência neste processo.

Propostas
- Atualizar no PPP Escolar (Projeto Político Pedagógico) o uso das TDIC na construção do saber.
- Oportunizar aos professores cursos e palestras para a formação na área tecnológica.
- Buscar recursos para a melhoria, manutenção e ampliação de equipamentos e infraestrutura relacionados com as tecnologias.
 - Buscar recursos para a melhoria do acesso e da qualidade do uso da internet na escola.
- Permitir o uso de ferramentas tecnológicas (tablets, celular android, notbook, etc.) quando solicitado pelo professor como metodologia educacional e dentro do seu planejamento.
- Oferecer aos alunos, pais e comunidade escolar palestras que os orientem para o uso das TDIC (benefícios, malefícios, mudança de comportamento, uso consciente etc.).
- Potencializar a divulgação no Facebook e no blog escolar das atividades desenvolvidas em sala de aula e na escola.
- Fomentar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e o uso das TDIC nas diversas disciplinas do currículo.
- Oportunizar o desenvolvimento de uma Rádio Escolar, através do Grêmio Estudantil.
- Oportunizar capacitação para os alunos no Laboratório de Informática em projeto estabelecido com o Orientador do Laboratório, trabalhando temas de informática básica como Word, Excel, Regras da ABNT, entre outros.

Responsáveis pela Execução do Plano
O Plano de Ação Coletivo será desenvolvido pela Direção da escola juntamente com a Equipe Técnico-Pedagógica, em parceria com os professores e demais profissionais da escola.

Cronograma
As ações serão desenvolvidas ao longo do ano letivo escolar de 2016.

 Avaliação
A avaliação será contínua e realizada ao longo do ano letivo, junto com professores, Equipe Técnico-Pedagógica e Direção, podendo ser utilizado espaços nos Conselhos de Classe Participativos e Paradas Pedagógicas.

Bibliografia

PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf. Acesso em 21/01/2016.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Páscoa e a Matemática

Como calcular a data da páscoa????? Sempre tive uma certa curiosidade sobre como se sabe em que data será a Páscoa em determinado ano... Segue uma dica muito fácil., inclusive para trabalhar com as Séries Iniciais.

Histórico da EEB Marilda Lênia Araújo

A  Escola de Educação Básica Marilda Lênia Araújo  esteve presente na vida de Rancho Queimado a partir do início do século XX, passando por muitas transformações desde então. Fazem parte de sua história pessoas que interferiram na sua realidade, mudando suas condições estruturais físicas, transferindo locais de atuação, bem como interferindo no desempenho de seu papel na comunidade local, que foi tornando-se cada vez mais complexo. Em 1908, o governador Gustavo Richard transferiu a denominada  Escola Mista de Santa Isabel  para Rancho Queimado. Era uma escola estadual que lecionava em língua portuguesa, pois até então existiam, na localidade, apenas escolas que lecionavam em língua germânica, assim seguiu-se até meados de 1930. Segundo relato verbal de Maria Tereza Bunn Koester, em 1935 a instituição era conhecida como  Escola Isolada Pública Estadual de Rancho Queimado ; funcionava na localidade de Rancho Queimado, que ainda era Distrito de Santa Isab...